Viajar é bom demais. Porém, se você não tem um bom roteiro, então pode estar disperdiçando sua viagem. Devido a uma alta demanda gerada por esse sentimento, as empresas de Free Walking Tour têm se multiplicado pelo mundo. Neste post, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre Free Walking Tours, com um olhar especial sobre os passeios turísticos no Rio de Janeiro. Vamos nessa?
O que é Free Walking Tour e como funciona
Bom, como o próprio nome já diz trata-se de um tour feito a pé (walking, em inglês, significa, “andando”). Basicamente é um passeio guiado, realizado em grupo e todos fazem a pé, passando pelos principais pontos da cidade. É um meio acessível para turistas conhecerem a história e cultura de uma cidade.
Os passeios mais comuns são concentrados no centro histórico, porém há passeios temáticos sobre street-art, bares, comidas típicas, etc.
Em geral, há um ponto de encontro do grupo, onde a partir desse lugar o guia levará o grupo de turistas ao roteiro pré definido. Esses guias conhecem e estudam a cidade e, por isso, conseguem te fazer compreender o contexto histórico dos locais visitados.
O passeio costuma durar entre 2 e 4 horas e também é uma ótima meneira para se conectar com outros turistas.
Quanto custa
Muita gente acha que, por ser free, o tour não precisa ser pago. A verdade é que o formato, apesar de gratuito, propõe que você sempre contribua. Ou seja, ao seu final, o guia vai solicitar uma contribuição e em geral vai sugerir um valor mínimo.
Você pode pagar de acordo com a sua satisfação e disponibilidade de recursos. Mas lembre-se: o guia se preparou para prestar um bom serviço e este é o sustento dele. Então, se você gostou do passeio, que tal fazer uma boa contribuição?
Diferenças entre Free Walking Tour, City Tour e Favela Tour
Agora que já explicamos como funciona um Free Walking Tour, conheça outros formatos e entenda as diferenças entre eles. Se liga só:
City Tour
City Tour é um tipo de passeio oferecido por empresas de turismo, em que um ônibus ou van passa pelos principais pontos da cidade com um guia ou audioguia explicando detalhes históricos e param em certas atrações previamente estabelecidas no tour. Esse passeio não é gratuito e gera menos interação entre os turistas.
Favela Tour
O Favela Tour é uma modalidade de passeio que propõe uma imersão no cotidiano de uma comunidade. O turista aprende sobre a história do local, visitam estabelecimentos e tiram fotos em mirantes. Inclui um guia e o transporte até a comunidade, porém não é gratuito como o free walking tour.
Free Walking Tour no Rio de Janeiro
O Rio é uma cidade histórica, cercado de belezas naturais e muitos pontos turísticos. Mas o que fazer no Rio de Janeiro? Para conhecer ao máximo o Rio de Janeiro durante a sua viagem, é muito importante selecionar bem o seu roteiro na cidade maravilhosa. Para isso, contar com guias locais do Rio de Janeiro é uma ótima opção. Os melhores guias costumam trabalhar em empresas de Free Walking Tour.
Conheça algumas empresas de Free Walking Tour do Rio de Janeiro
Tour by Foot
Antes conhecida como “Rio by Foot”, hoje a empresa ampliou horizontes e mudou seu nome para “Tour by Foot”. A empresa oferece passeios com um olhar histórico cultural, com guias que falam inglês, espanhol e português. Os principais roteiros oferecidos são o Centro Histórico do Rio de Janeiro, Pequena África (Pedra do Sal e zona portuária) e Santa Teresa. É necessário agendar presença.
Free Walker Tours
Neste free walking tour, você não precisa reservar com antecedência, basta aparecer no local de encontro e procurar os walkers que estarão vestindo camisa vermelha. O ponto de encontro é no relógio histórico do Largo da Carioca (próximo a saída C da estação carioca de metrô). Ocorre de Segunda à Sábado, às 10:30. Dura, em média, 3 horas.
O walker te levará para conhecer várias atrações na parte histórica do centro. Em seguida, elencaremos alguns desses lugares que você visitará:
- Confeitaria Colombo – Inaugurada em 1894, é a confeitaria mais famosa do Brasil. Possui um estilo parisiense e doces tradicionais portugueses e brasileiros.
- Travessa do Comércio – Parte comercial antiga da cidade em que você verá lindas casas coloniais e também poderá desfrutar dos bares e restaurantes nessa área após o tour.
- Praça XV – Umas das principais praças do Rio, onde inclusive você pode pegar uma barca para conhecer a cidade de Niterói. Lá há um porto antigo, o palácio imperial e duas ingrejas relevantes.
- Paço Imperial – Em 1808, a família real portuguesa se mudou para o Brasil e viveu nesse palácio. A visita inclui conhecer o seu interior.
- Cinelândia – O seu nome vem da palavra cinema. Costumava ser frequentada pela elite da cidade, visto que havia muitos teatros e cinemas. No passado, foi apelidada de “Paris Carioca” ou “Broadway brasileira”.
- Teatro Municipal – Encontra-se justamente na Cinelândia, esse teatro é magnífico, onde tem espetáculos e apresentações belíssimas e o prédio em si é encantador, cheio de detalhes em ouro.
- Biblioteca Nacional – Essa é a maior livraria da América Latina, inclusive, o Rei D. João VI trouxe dezenas de milhares de livros com ele de Portugal em 1808. O acervo, definitivamente, é impressionante.
- Lapa – Esse é um bairro boêmio do Rio com muitas casas de show, bares e baladas. Além disso, você ficará impressionado com os arcos da Lapa, uma construção colonial que conta com 42 arcos de estilo romano. E na parte superior, passa o bondinho de Santa Teresa.
- Escadaria Selarón – As escadas mais famosas do Brasil. São mais de 200 graus com azulejos de cerâmica de 60 países, além de vários cantos do Brasil.
Strawberry Tours
É necessário fazer reserva para participar. Há cinco tipos de free tour: Rio Afro Culture + samba na Pedral do Sal, Centro Histórico, Centro Histórico + Lapa, bairro Santa Teresa e Copacabana e Ipanema. Os tours duram entre 1 hora a 3 horas.
Conclusão
Como vimos neste post, Free Walking Tours são passeios guiados, com olhar histórico, e preço acessível/ colaborativo. O formato costuma ter grande aceitação e possibilita também a interação entre pessoas de todo o mundo. Você já participou de algum? Pretende participar? Conta pra gente nos comentários!
Autor:
Lucas Dadalt