Cada vez mais, o hábito de viajar sozinho vem crescendo, principalmente entre os viajantes frequentes. Afinal, não é fácil encontrar espaços em comum na agenda de amigos, em especial em determinadas épocas do ano. Mas que gosta muito de viajar, vai mesmo assim. Aliás, viajar sozinho tem suas vantagens: você conhece muito mais pessoas e tem a flexibilidade de viajar de última hora.
Acompanhando essa mudança de comportamento dos turistas, o conceito de hostel vem chegando com tudo no Brasil. Hoje, já são milhares de hosteis espalhados pelo território brasileiro. Mas você sabe o que é um hostel? Neste post, explicaremos tim tim por tim tim o que é um hostel e também abordaremos alguns mitos sobre esse formato de hospedagem.
Afinal, o que é um hostel?
Hostel é como chamamos os albergues criados para atenderem turistas por uma curta estadia, a um baixo custo. As instalações variam de lugar para lugar, mas a maioria tem dormitórios compartilhados com camas do tipo beliche, banheiros de uso coletivo, áreas comuns dedicadas à socialização dos hóspedes e uma cozinha compartilhada. Como você pode ver, o objetivo principal de um hostel é compartilhar. Não só dividir os cômodos para economizar, mas também dividir experiências e conquistar novas amizades. Pela diversidade dos viajantes que recebe, um hostel é uma ótima maneira de viajar sozinho, conhecer pessoas de todo o mundo e assim ampliar a sua bagagem cultural.
Como é ficar em um quarto compartilhado de hostel?
Você deve estar empolgado com a ideia de viajar gastando pouco e conhecer muita gente. Mas deve estar se perguntando… Como é ficar em um quarto compartilhado de hostel? Primeiro de tudo, lembre-se que compartilhar também é ceder. O comportamento de cada pessoa varia e você precisará estar aberto a aceitar barulho de hóspedes entrando no quarto de madrugada, eventualmente roncos… Essas são as reclamações mais frequentes. Quanto à segurançã, pPara você guardar os seus pertences de valor, um bom hostel oferece armários do tipo locker aos seus hóspedes.
O que um hostel oferece?
Cada hostel tem suas características. A seguir, listaremos as mais frequentemente encontradas.
- Quartos Compartilhados
- Cozinha Compartilhada
- Sala de Jantar
- Bar
- Terraço
- Lavanderia
- Café da Manhã
- Lanches e Refeições
- Wi-fi
- Armários tipo locker
Diferenças entre hostel, hotel e pousada
A principal diferença está na proposta de cada formato, mas junto a isso, estão o preço, a privacidade e a experiência.
Um hostel é um lugar com a proposta de hospedagem de baixo custo, diversão e geração de experiências de valor, através da convivência entre os hóspedes. São uma ótima opção para viajantes que procuram socializar. Para quem não dispõe de muito dinheiro para viajar, hospedar-se em um quarto compartilhado de hostel é uma ótima ideia. Ou seja, hospedar-se em um hostel é a forma perfeita para conhecer novas pessoas e economizar dinheiro.
Já um hotel tem a proposta de proporcionar privacidade e conforto. Para tal, hotéis costumam cobrar preços altos e ter pouca flexibilidade.
Por sua vez, uma pousada é um formato de hospedagem que propõe um certo nível de privacidade em um ambiente familiar. É ideal para turistas que buscam um espaço mais privado por um preço em conta.
Hostel no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é um dos destinos turísticos mais populares do mundo. A cidade tem muito a oferecer, desde belas praias e paisagens, até uma agitada vida noturna. Mas será que vale a pena ficar em um hostel no Rio de Janeiro?
A resposta é: depende.
Por ser uma das cidades mais caras do Brasil, pode ser difícil encontrar estadias a um bom preço e que realmente valham a pena. Por isso, é importante pesquisar preços e conferir avaliações.