Tudo sobre Ipanema: história e onde visitar

Vista aérea da praia de Ipanema com guarda-chuva coloridos na areia.

História de Ipanema

Bairro da zona sul que concentra diversidade cultural e histórica no Rio de Janeiro, Ipanema é um dos tesouros cariocas. Ipanema é, além disso, marcante na cultura brasileira em geral, se fazendo presente em novelas como o cenário de tramas, em músicas, marcando a MPB, e na história da arte brasileira. Afinal, Ipanema não é apenas o calçadão preto e branco ou a praia de areia clara, mas também um dos pedaços do coração carioca.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre esse ponto turístico, histórico e badalado do Rio, para aprender mais ou saber onde visitar, acompanhe-nos ao longo deste artigo!

Origem do bairro

Ipanema, como bairro, foi fundado ainda no século XIX, em 1894, por um conde, o Conde de Ipanema José Antônio Moreira, que projetou a região. Algumas partes de Ipanema ainda permanecem como foram projetadas originalmente. Entretanto, a intenção da fundação do bairro era, também, comercial, para que lotes fossem vendidos. E, assim nasceu o bairro de Ipanema, com grandes modificações ao longo dos anos e com alguns lugares permanecendo praticamente da mesma forma até hoje.

Hoje, Ipanema possui um dos m² mais caros para quem deseja adquirir um imóvel lá. Além de todo o circuito cultural e comercial dessa região, Ipanema é também um dos bairros mais ricos de todo o Rio, claro. E a qualidade de vida nessa região é alta e invejável, o que contribui para manter o preço de apartamentos e outros investimentos bem salgado nessa área.

Além disso, Ipanema é recheada pelo circuito cultural e localização excelente. Isto é, além da variedade de bares, restaurantes, pelo acesso à praia e pelo acesso à Lagoa Rodrigo de Freitas, Ipanema fica entre Copacabana de um lado e Leblon do outro. Está, portanto, no meio dos dois outros bairros mais famosos e conceituados da cidade do Rio de Janeiro, que são também importantes para a história e cultura do país.

Ipanema: berço da Bossa Nova

Além da fundação ainda no século retrasado, ao falar da história de Ipanema é impossível não falar da relação desse bairro com a Bossa Nova. Turistas ou brasileiros em geral muitas vezes não sabem, mas essa região entre Copacabana e o Leblon é considerada o berço da Bossa Nova.

Isto porque Tom Jobim e Vinícius de Moraes não só moraram e frequentavam bares por ali, vivendo a boêmia, como compuseram músicas na região e sobre a região de Ipanema. Afinal, uma das músicas brasileiras mais conhecidas, reproduzidas e interpretadas é Garota de Ipanema, que faz referência à Helô Pinheiro e narra a admiração pela beleza de uma garota em Ipanema.

Garota de Ipanema

A música escrita por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, se tornou música em 1963, e foi lançada em 1964. Garota de Ipanema é, também, o maior símbolo cultural relacionado à praia e à região de Ipanema. Isto porque a repercussão e sucesso dessa canção foram internacionais, representando a música brasileira para todo o mundo.

Entretanto, o Rio de Janeiro, em geral, tem profunda relação com a bossa nova. Tom Jobim escreveu músicas que se tornaram retratos da MPB também na região de Petrópolis, como “Chega de Saudade”, considerada marco da Bossa Nova.

A fama de “Garota de Ipanema” é enorme, carregando o nome do bairro à beira mar para longe da praia. Por exemplo, na  abertura dos Jogos Olímpicos em 2016 no Brasil, a canção foi interpretada por Daniel Jobim, neto do músico Tom, enquanto Gisele Bündchen desfilava.

O que fazer em Ipanema de dia

E, caso esteja em seu interesse em Ipanema aproveitar o dia no bairro que é berço da bossa e parte importante da história do Rio, nós separamos alguns locais para você, começando pelo mais óbvio.

Praia de Ipanema

A praia de Ipanema é a principal praia do bairro, vizinha da praia do Arpoador também em Ipanema. Ao procurar imagens de Ipanema, é essa praia que aparece, com areia clara, água de um azul vivo e o calçadão com pedras portuguesas no clássico padrão preto e branco.

Com extensão de 2,6 quilômetros, a praia de Ipanema é a mais nobre do Rio. No ponto próximo ao Arpoador, é possível encontrar uma estátua que é marca material da relação de Ipanema com a bossa nova. Trata-se de uma estátua de Tom Jobim com seu violão no ombro, em tamanho real, retratado com idade entre 30 e 40 anos, inaugurada em 2014.

Para os entusiastas de passeios de barco, é possível ir de escuna até as proximidades do arquipélago de Cagarras. Localizados a 5 km da costa da praia de Ipanema, os turistas podem pagar para visitar de perto as ilhas e ilhotas de vegetação e bioma preservados. Embora não seja possível entrar nas ilhas, pode-se nadar nas águas límpidas ao redor das ilhas, com o passeio saindo de Copacabana e passando, por último, nas ilhas.

Posto 8

A primeira das divisões da longa orla de Ipanema é o Posto 8, próximo do Arpoador, seguido pelo Posto 9 e Posto 10. E, seguindo as divisões, tanto a região muda como o principal público frequentador, e no caso do Posto 8, jovens e famílias são os principais frequentadores.

Por ser o ponto mais próximo do desembarque do transporte público, é uma área bastante visitada pelos jovens. Além disso, ao passar por lá, facilmente se verá pessoas praticando esportes como altinha, surf e stand up paddle. 

Além disso, quiosques marcam presença, oferecendo ótimas experiências gastronômicas para todos os interessados!

Posto 9

Já o Posto 9, que fica entre a rua Joana Angélica e rua Vinícius de Moraes, é reconhecido como o Posto mais jovem da praia de Ipanema. A prova é encontrar grupos jogando futevôlei nas areias da praia e grande juventude LGBT. É possível encontrar também no Posto 9 a famosa Barraca do Uruguay, com vários sanduíches para satisfazer a fome.

É desse Posto que dá pra ter uma vista do morro Dois Irmãos, além de aproveitar a maresia com a venda por ambulantes de biscoitos Globo, chá mate, cerveja, água e mais petiscos e bebidas.

Pensando em dados históricos, o Posto 9 é importante por ter sido bastante frequentado por figuras vanguardistas, como Leila Diniz, que apareceu na praia grávida e de biquíni em 1971. Ademais, há quem diga que a tradição de aplaudir o pôr do sol na praia de Ipanema nasceu no Posto 9, demonstrando que há mais de décadas, é um Posto badalado.

Posto 10

O Posto 10 é o mais próximo do Leblon, com o público mais tranquilo e que gosta mais da calmaria que da agitação. Outro fator que colabora para sua popularidade é que o Posto 10 também é próximo da estação de metrô General Osório, da linha 1 laranja. A presença da prática de esportes também marca esta parte de Ipanema, onde é possível praticar stand up paddle, futebol de areia, vôlei de praia e outros.

Assim, se quiser aproveitar tudo que a praia de Ipanema tem a oferecer, frequente o Posto 8, 9 e 10 para ter a experiência mais ampla possível!

Melhores restaurantes da região de Ipanema

Uma das melhores partes de uma viagem, em especial em um percurso tão especial como o de Ipanema, é a experiência gastronômica. Assim, há bons restaurantes próximos à praia mas também em outras ruas famosas da região, oferecendo ótimas comidas com um som agradável que pode ir do rock à bossa nova.

  • Garota de Ipanema

Entre as opções mais famosas e bem conceituadas de restaurantes em Ipanema, o primeiro a ser citado deve ser o Restaurante e bar Garota de Ipanema. E o nome denuncia: o restaurante está na história da música sendo o local onde foi escrita a canção de mesmo nome.

Com diversos chopes, drinks, vinhos, petiscos, porções, pratos e sobremesas no menu, você entenderá como o bar e Restaurante Garota de Ipanema existe há tantos anos e com essa fama. O bar fica na R. Vinícius de Moraes, 49 e é aberto das 11h às 00h.

  • Itahy

Para os fãs de botequim, o Itahy, aberto das 9h às 22h, vai conquistar corações com os pratos para pratos de almoço, jantar, porções, carnes, massas, pastéis e até pizzas! Basta ir até a R. Barão da Torre, 334 para experimentar.

  • Canastra Bar Barra

Mas se quiser saborear culinária fina, experimentando ostras e mais pratos com frutos do mar, o Canastra Bar é uma excelente pedida. Fica no Edifício Paranoá, R. Jangadeiros, 42 e é aberto das 18h às 00h de dia de semana e das 16h às 01h em finais de semana.

  • Churrascaria Carretão

Além desses, a churrascaria Carretão oferece o melhor em churrasco e um buffet de dar água na boca para quem visita o restaurante. As opções são variadas e até salmão e sushis são encontrados. Para experimentar, vá na R. Visc. de Pirajá, 112, das 11h30 às 23h.

  • Belmonte

O Boteco Belmonte é um exemplo de ótima opção para comer sem esperar demais várias porções deliciosas em um espaço lindo. Se quiser passar por lá, o endereço é Av. Vieira Souto, 236, com horário de funcionamento das 11h às 01h.

  • Pura Brasa

Com carnes e porções suculentas, o Restaurante Pura Brasa se gaba de ter o chopp mais gelado de Ipanema, mas conta também com uma grande diversidade de drinks em geral. Seu endereço é R. Barão da Torre, 248, aberto das 11h às 23h, e 00h em finais de semana.

  • Papa Fina

Para aproveitar um prato feito do seu jeito, em um buffet de comida a quilo, o Papa Fina Restaurante fará sua felicidade em Ipanema. O endereço é R. Vinícius de Moraes, 153, e o horário é apenas para almoço, das 11h30 às 16h.

  • Restaurante Vinicius e Bossa Nova Bar

Um dos mais reconhecidos restaurantes de Ipanema, Vinícius e Bossa Nova Bar não poderia ficar de fora dessa lista. Com pratos que passam pela feijoada, frutos do mar, massas, carnes e porções deliciosas, o bar também tem uma alta variedade de bebidas e sobremesas. Para visitar, o endereço é na R. Vinícius de Moraes, 39, aberto do meio-dia às 23h.

Praças para passear em Ipanema

Além dos bares e restaurantes da região de Ipanema, que darão água na boca pela apresentação da comida e pelo aroma, há os parques e as praças! Esses são ótimos para descanso, seja sozinho, em dupla ou em família com as crianças.

Jardim de Alá

Entre as opções de espaços para visitar no Rio, o Jardim de Alá é um canal projetado para ligar a Lagoa Rodrigo de Freitas ao mar. Localizado entre Ipanema e Leblon, foi inaugurado em 1938 e já foi possível passear de pedalinho nessa região.

Hoje, o jardim de Alá pode não parecer tão charmoso, mas a arquitetura em estilo art déco e o nome inspirado em um filme de 1936 fazem um passeio ao jardim ser histórico. E, ainda, é possível chegar por meio da estação de metrô Jardim de Alá e ver um tradicional grupo que faz tai chi chuan pela manhã.

Nossa Senhora da Paz

A praça Nossa Senhora da Paz, onde fica a igreja Nossa Senhora da Paz, é a praça mais tradicional de Ipanema. Entre as ruas Barão da Torre, Visconde de Pirajá, Maria Quitéria e Joana Angélica encontra-se a praça com grande área verde. Além disso, há uma estátua que homenageia a figura pública que foi Pinheiro Machado e um monumento homenageando Joaquim Nabuco.

Esta é uma área fresca e ótima para levar animais para passear ou apenas sentar e descansar um pouco.

General Osório

Localizada entre as ruas Visconde de Pirajá, Jangadeiros, Teixeira de Melo e Prudente de Morais, a praça General Osório tem tanto uma área verde como espaço para feiras. E esta é uma das principais atividades que ocorrem na praça General Osório, a feira Hippie!

Todos os domingos ocorre a Feira Hippie, que se iniciou na década de 60 e ocorre até hoje, tendo sido tombada como patrimônio histórico imaterial do Rio de Janeiro. As barracas ficam abertas aos domingos das 9h às 18h, com muitos artesanatos, roupas, artes plásticas, bijus, comidas e mais.

E na General Osório há, além da feira, todo o entorno de estabelecimentos comerciais, e prédios residenciais. A praia de Ipanema fica a 5 minutos de caminhada e a estação de metrô General Osório é também ao lado.

Onde aproveitar a noite em Ipanema

Mas a programação diurna não contempla tudo o que dá pra aproveitar em Ipanema. No horário noturno também há muitos estabelecimentos abertos para conhecer, sejam os restaurantes que ficam abertos até tarde, sejam bares e pubs. Além disso, a vida cultural em Ipanema também é agitada, e indicaremos onde é possível assistir a peças de teatro na Cidade Maravilhosa. 

Melhores bares e pubs de Ipanema

Entre as melhores opções de bares e pubs em Ipanema, destacamos os bares a seguir.

Bares

  • Empório

Aberto do meio-dia às 5h da manhã na R. Maria Quitéria, 37, o Empório 37 é um dos points para aproveitar a vida noturna de Ipanema. Denominando-se da casa de rock mais antiga da cidade, datando de 1982, o bar Empório 37 oferece tanto o rock como os ritmos mais atuais. Assim, é possível aproveitar um dos andares com DJs, bandas e duplas cantando ao vivo para embalar a sua noite em Ipanema.

  • Shenanigans

Uma outra opção de pub que é popular e entrega diversão aos seus frequentadores é o pub irlandês Shenanigans. Tanto a experiência gastronômica com porções culinárias de vários lugares do mundo como as opções de drinks irão surpreender os visitantes.

Aberto das 18h às 02h, na  Visconde de Pirajá, 112, é possível curtir uma sinuca, se divertir no karaokê ou apenas aproveitar o som de bandas ao vivo curtindo bebidas e comidas do Shenanigans.

  • Bunda de Fora

O Bar Bunda de Fora, na rua Vinícius de Moraes, 146 é outra opção para beber e comer bem nas noites em Ipanema. Aberto das 08h às 02h, neste bar há um belo buffet servido em horário de almoço e porções deliciosas para acompanhar a cerveja ou outros drinks. 

  • Boteco Boa Praça

Presente em várias cidades brasileiras, inclusive em Ipanema, no Rio, o Boteco Boa Praça fica na Avenida Vieira Souto, 110 e funciona do meio-dia até a 01h. Além de variadas opções de cervejas e drinks, as porções e pratos são excelentes para degustar e ficar satisfeito, fazendo desse boteco um espaço para aproveitar bem a noite carioca.

Vida cultural: Teatros em Ipanema

Além da noite vivida em bares e pubs, Ipanema também oferece uma riqueza cultural na vida noturna. De dia, a feira Hippie na praça General Osório é uma das marcas do patrimônio cultural de Ipanema. Mas, como o Rio de Janeiro já foi a capital do Brasil, a presença de teatros e peças nessa região é recorrente.

Casa da Comédia Carioca

Como o nome sugere, a Casa da Comédia Carioca é um espaço onde o riso é privilegiado. Diversos comediantes reconhecidos passam pela Casa, com shows de stand-up que provocam boas risadas nos mais variados públicos. Para rir na Casa da Comédia Carioca, basta ir na R. Joana Angélica, 63. 

Teatro Cândido Mendes

O Teatro Cândido Mendes, localizado na R. Joana Angélica, 63, mesmo espaço da Casa da Comédia Carioca, recebe variadas peças e espetáculos. Os ingressos para assistir um drama, comédia ou fantasia muito bem encenados costuma ser na faixa de R$ 40 e a promessa é de uma noite plena.

Teatro Ipanema

Já os espetáculos melhor conceituados que passam pelo Rio de Janeiro, em geral, passam também no Teatro Municipal Ipanema. As peças são, muitas vezes, premiadas e de atores e atrizes que estão sendo reconhecidos em seu potencial, fazendo uma noite no Teatro Ipanema ser um mergulho na cultura cênica. O endereço do Teatro é R. Prudente de Morais, 824.

Favelas da região de Ipanema

Há muito o que conhecer e visitar no Rio de Janeiro, e um dos espaços mais procurados por turistas para visitar são as favelas. Como o cenário de favelas já foi cenário de conflitos no cinema, novelas e televisão em geral, gerou-se uma imagem preconceituosa desses espaços. Mas hoje é possível visitar favelas como as do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, que ficam na divisa entre Ipanema e Copabacana e possuem vista pro mar.

Pavão

A favela do Pavão faz divisa com a favela do Cantagalo. Juntas, Pavão-Pavãozinho e Cantagalo tem cerca de 20 mil moradores. As fronteiras do Pavão se dão com as rua Saint Roman, Avenida Nossa Senhora de Copacabana e os edifícios da rua Djalma Ulrich.

De histórico antigo, a favela do Pavão já teve histórias trágicas vividas por seus moradores, como o rolamento de uma pedra que matou moradores em 1960. Em 1983, uma caixa d’água desabou morro abaixo e matou mais moradores.

Pavãozinho

O Pavãozinho é a parte da favela que faz divisa com Pavão e Cantagalo, e é também a parte de maior densidade populacional. Depois das tragédias que ocorreram em Pavão-Pavãozinho e da instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), Pavão-Pavãozinho ganhou um elevador panorâmico que leva os moradores até o Mirante da Paz.

O Mirante da Paz é a construção do complexo Rubem Braga que liga as favelas com a estação de metrô Siqueira Campos e com Ipanema. A construção é grande, e com o uso do elevador é possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade.

Cantagalo

A favela do Cantagalo é a parte do complexo de favelas que faz divisa com o bairro de Copacabana. Assim como Pavão-Pavãozinho, que se misturam no morro formando 1 grande complexo. O elevador do Mirante da paz, do complexo Rubem Braga, leva de Ipanema ao Cantagalo, por meio de onde os visitantes podem andar.

Para passear pelas favelas do Rio, uma ONG de moradores se encarrega de oferecer alguns guias turísticos com guias treinados para informar sobre a história das favelas. Trata-se do Museu de Favela, ONG premiada e reconhecida no trabalho de transformar as favelas Pavão-Pavãozinho e Cantagalo em um território de importância histórica.

Ruas famosas de Ipanema

É importante, ainda, saber o nome das ruas mais famosas e movimentadas de Ipanema. Afinal, saber por onde andar ao estar na Cidade Maravilhosa permite a você se prepara melhor para aproveitar o que tem de especial em cada lugar.

Avenida Vieira Souto

A rua mais famosa de Ipanema, de fato, é a avenida Vieira Souto, e isto por uma razão bem simples: é a avenida que dá de cara na praia! É, também, por meio da avenida Vieira Souto o acesso mais fácil tanto à Ipanema como à Copacabana e ao Leblon.

  • Rua Visconde de Pirajá

Também a rua Visconde de Pirajá é um ponto importante ao conhecer Ipanema, pois é nessa rua que se localiza a praça de Nossa Senhora da Paz. A longa extensão da rua contempla várias lojas, restaurantes e também supermercados, oferecendo de tudo um pouco.

  • Rua Nascimento Silva

A rua Nascimento Silva oferece tanto várias opções de restaurantes como, também, o acesso à favela do Cantagalo, sendo uma das ruas mais famosas e importantes de Ipanema.

  • Rua Vinícius de Moraes

Rua que atravessa a Nascimento Silva e chega na Av. Vieira Souto, a rua que recebe o nome do cantor, compositor e poeta Vinícius de Moraes é também uma das mais famosas. Com uma infinidade de bares e restaurantes, a rua Vinícius de Moraes na verdade corta Ipanema, e permite acesso tanto à praia como à parte posterior dessa região da cidade.

Bairros próximos

Ipanema localiza-se entre Copacabana e Leblon, mas há também a praia do Arpoador nas proximidades, e todas essas são regiões pelas quais vale a pena passar. Afinal, Ipanema concentra muito da história e do patrimônio cultural do Rio, mas cada pedacinho da cidade é especial, e por motivos diferentes.

Arpoador

O Arpoador é a parte de Ipanema cuja praia, a praia do Arpoador, tem uma famosa rocha, a Pedra do Arpoador, e que se liga à Copacabana. De um lado da curva da região fica a pedra do Arpoador e, do outro, o Forte de Copacabana. A região do Arpoador fica colada no parque Garota de Ipanema, e é também a região do Posto 8 em Ipanema.

Copacabana

Copacabana é um bairro também à beira-mar, que faz divisa com Ipanema e oferece, também, cenários paradisíacos, variedade de hotéis, restaurantes e mais. É em Copacabana que há a estátua de Carlos Drummond de Andrade, a Cúpula dos Canhões no Forte de Copacabana e os Postos de 1 a 5.

Tanto a praia de Copacabana como a praia do Leme pertencem ao bairro de Copacabana, que tem também alguns dos bares e restaurantes presentes em Ipanema. Os quiosques da praia são numerosos, e nessa parte da cidade é a Avenida Atlântica que fica de frente pro mar.

Leblon

O Leblon é muitas vezes considerado a região mais nobre da cidade do Rio de Janeiro. Vizinho de Ipanema, o bairro do Leblon fica entre o jardim de Alá, a Lagoa Rodrigo de Freitas e Morro dos Dois Irmãos.

É difícil citar o Leblon e não citar as novelas de Manoel Carlos que tinham como plano de fundo este bairro do Rio de Janeiro. Mas a elegância do Leblon não está só no nome, já que a região é a mais valorizada da cidade e do Brasil.

Por isso, a região do Leblon também conta com inúmeros estabelecimentos comerciais e condomínios, sendo também uma área ricamente arborizada. E, claro, a praia do Leblon é consideravelmente menor que a de Ipanema ou de Copacabana, mas, também tem barraquinhas e quiosques para servir os praianos. A praia no Leblon é acessada pela Av Delfim Moreira.

Lagoa

A região da Lagoa Rodrigo de Freitas também pode ser visitada e apreciada, seja pela beleza, seja pelas atividades disponíveis! Isto é, se um lado de Ipanema dá de frente para a praia, o outro tem fronteira com a Lagoa Rodrigo de Freitas, que possui ao seu redor também os bairros de Copacabana, Leblon e a região de Sacopã.

Na Ilha dos Caiçaras, caso você seja convidado por um sócio, é possível aproveitar o Clube dos Caiçaras. Mas, nos entornos da Lagoa Rodrigo de Freitas, as atividades incluem: pista de skate, parque das Figueiras, parque Tom Jobim, parque da Catacumba, e muitos restaurantes e bares.

Atividades ao ar livre também são programação da Lagoa, como a prática de yoga, a trilha no parque da Catacumba, stand-up paddle ou só assistir às capivaras em seu habitat.

Famosos que moraram em Ipanema

Ao falar de Rio de Janeiro, Ipanema, Copacabana, Leblon e Lagoa, uma das coisas que mais vem à mente são encontros com famosos. E, de fato, toda essa região possui muitos famosos como moradores ou como visitantes frequentes. Assim, encontrar um ator de novela, uma atriz, apresentador ou outro famoso no Posto 9 ou 10 não é nada estranho – estranho, na verdade, é não encontrar.

E, como já citamos, a dupla Vinícius de Moraes e Tom Jobim fizeram história em Ipanema, marcando pra sempre a música popular brasileira por meio da Bossa Nova. E essa mesma dupla morou em Ipanema – Vinícius na Avenida Henrique Dumont, 15, e Jobim na Rua Nascimento Silva, 107.

Além de duas das figuras mais importantes da Bossa Nova no Brasil, outros famosos que deram as caras na televisão e na mídia em geral também moram ou moraram em Ipanema. Um bom exemplo é a ex-modelo Luiza Brunet, que morou no Leblon e em Ipanema.

O jornalista e escritor Nelson Motta também morou em Ipanema, assim como o João Emanuel Carneiro, autor de novela e o ator Alexandre Borges, que protagonizou muitas novelas.

Prova-se, assim, que parte significante dos famosos mora em Ipanema ou nos arredores. Portanto, encontros são bastante possíveis, por isso, mantenha os olhos atentos, mas o mais importante: curta tudo que Ipanema tem a oferecer, e conte com o Hostel Maresias do Leme para isso.

O Hostel Maresias do Leme fica na na Ladeira Ary Barroso, 15, dentro de um residencial e com uma distância de apenas 9 minutos a pé da Praia do Leme. São apenas 6 km de distância da Praia de Ipanema e 13 km do Cristo Redentor, sendo uma localização excelente para aproveitar toda a região.

Curtiu? Compartilhe!

Fale conosco!