O que fazer no Rio de Janeiro com chuva

Veio para a cidade maravilhosa mas o tempo virou? Neste post, vamos te dar dicas para não faltar o que fazer quando estiver chuvendo no Rio. Fica conosco!

Quando a gente planeja uma viagem para o Rio de Janeiro a primeira expectativa que vem na nossa mente é sol e praia! Contudo, precisamos lembrar que em alguns meses do ano é muito comum chover na cidade. Por isso, embora as atrações mais famosas sejam ao ar livre, há lugares incríveis para conhecer e aproveitar a Cidade Maravilhosa mesmo com chuva.

Além das dicas tradicionais de o que fazer no Rio de Janeiro, também vamos compartilhar algumas dicas específicas para aproveitar ao máximo sua viagem, mesmo com a chuva. Então, prepare-se para explorar uma cidade vibrante e cheia de vida, mesmo sob a chuva!

Qual época mais chove no Rio?

Se você está planejando sua viagem, fique a tento à previsão do tempo no Rio de Janeiro. No verão, que vai de dezembro a março, está a época que mais chove na cidade maravilhosa. Não foi à toa que Tom Jobim cantou: “são as águas de março fechando o verão”. Desta forma, se vier nesse período, se prepara para uma possível chuva e, então, confira as nossas dicas para dias chuvosos no Rio.

O que não fazer no Rio de Janeiro com chuva?

Não perca seu tempo e dinheiro visitando os clássicos cartões postais, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, se o tempo estiver muito nublado. Em vez disso, explore as inúmeras outras opções que a cidade oferece, desde museus fascinantes até bares e restaurantes animados.

O que fazer no Rio com chuva?

Agora, vamos ao que interessa! Criamos uma lista de dicas de passeios para dias chuvosos no Rio de Janeiro:

1.Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional possui mais de 200 anos de história, trazida ao Brasil pela família Real em 1808. Ao todo, acumula mais de 9 milhões de itens em seu acervo. Por esse motivo, é a maior biblioteca da América Latina. Ou seja, lugar incrível para conhecer e a chuva interfere em nada a sua experiência.

2.AquaRio

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro, mais conhecido como AquaRio, é uma das atrações mais emocionantes da cidade. Como o maior aquário marinho da América do Sul, ele abriga mais de 5 mil animais, incluindo peixes, raias, tubarões e muito mais.

Uma das atrações mais visitadas no local é o túnel que atravessa um tanque de vidro cheio de animais marinhos. Esse túnel é uma experiência única e emocionante, pois permite que os visitantes tenham uma visão incrível da vida marinha, sem sair do conforto da cobertura.

O AquaRio também possui áreas específicas para crianças onde elas podem interagir com alguns animais e aprender mais sobre o respeito à vida e o bem-estar das espécies. Essas áreas são projetadas para ser divertidas e educativas, tornando-as perfeitas para famílias inteiras.

É importante mencionar que o AquaRio é uma atração coberta, o que o torna ideal para dias de chuva. Então, se você estiver planejando uma viagem para o Rio de Janeiro e se preocupando com o clima, não se preocupe, pois o AquaRio é uma excelente opção para aproveitar seu tempo dentro de casa. Com sua vasta variedade de animais marinhos e atividades divertidas, é uma atração que você não pode perder.

3.Estádio Maracanã

Maracanã nada mais é do que o principal estádio de futebol do Brasil e o tour vai além do gramado, você terá a chance de conhecer também os bastidores, como os vestiários e a calçada da fama. O tour é super interativo e pode ser feito em qualquer clima. Perfeito para aqueles dias que a praia não é uma opção boa.

4.Real Gabinete Português de Leitura

Um ótimo passeio para dias chuvosos é o Real Gabinete Português. Lá, você encontra um dos principais exemplos de arquitetura e cultura no Rio de Janeiro. Famoso por sua beleza tanto por fora quanto por dentro, esse espaço é considerado uma das bibliotecas mais bonitas do mundo.

Seu principal destaque é a arquitetura inspirada em importantes edifícios europeus, que traz um toque de sofisticação e elegância ao local.Localizado no centro da cidade, o Real Gabinete Português de Leitura fica perto de uma das estações de metrô da região, o que facilita o acesso para os visitantes. O edifício histórico foi construído no século XIX com o objetivo de ser uma biblioteca para a comunidade portuguesa, e desde então, tem sido um importante centro cultural e educacional.

Dentro do salão, os visitantes podem observar várias obras de arte, como bustos de mármore e bronze, que adicionam ainda mais beleza e história ao local. Além disso, a fachada deste edifício histórico já foi o cenário de filmes nacionais e de novelas, o que traz ainda mais valor histórico e cultural para o espaço. Além disso, o espaço conta com um acervo rico e variado de livros, o que o torna um ótimo lugar para os amantes da leitura. É uma experiência que vale a pena ser vivida!

Quando você entra no edifício parece que você foi transportado para uma biblioteca europeia ou para Hogwarts. O espaço fica no centro do Rio, próximo de várias outras atrações turísticas.

5.Confeitaria Colombo

Fundada em 1894, no centro do Rio de Janeiro, a Confeitaria Colombo faz parte do patrimônio cultural e artístico da cidade e é ponto turístico obrigatório para conhecer. Aproveite para se deliciar com os doces brasileiros e portugueses no local.

6.Museu do Amanhã

Outro passeio para desfrutar quando estiver chovendo no Rio é visitar um dos museus da cidade. A verdade é que o Rio possui muitos museus e indicamos dois para conhecer: Museu do Amanhã e Museu de Arte no Rio (ficam próximos um do outro e se preferir pode combinar os dois no mesmo dia).

O Museu do Amanhã é uma atração única e emocionante que foi projetada para inspirar os visitantes a pensar sobre o futuro da humanidade. É um ícone arquitetônico e funciona como um museu do futuro e da ciência. É uma atração interativa e interdisciplinar, onde os visitantes podem explorar as exposições e participar de atividades educativas, que os ajudam a entender os desafios e as oportunidades que o futuro nos oferece.

Além disso, durante a visita, os visitantes poderão explorar a região revitalizada onde fica o museu, próximo à Baía de Guanabara e do Porto Maravilha. O local é uma ótima opção para aqueles que querem aprender sobre os avanços da ciência e transformar a maneira de pensar e agir!

7.      Mosteiro de São Bento

Um dos principais monumentos da arte colonial no país, o Mosteiro de São Bento foi fundado em 1590 por dois monges vindo da Bahia. Hoje é uma das igrejas mais bonitas do Rio de Janeiro. Há várias obras de arte e esculturas, tornando o seu interior belíssimo.

8.      Tour guiado no Theatro Municipal

Inaugurado em 1909, o prédio tem uma arquitetura maravilhosa, inspirada na Ópera Garnier de Paris. Além disso, já foi palco de renomados artistas e o salão é decorado com belas obras de arte. Entretanto, se não puder ver uma apresentação de espetáculo, a visita ainda assim valerá a pena!

9.      Bares e restaurantes

O que não falta no Rio são bares e restaurantes para todos os gostos. Em um dia chuvoso pode ser agradável relaxar, comer uma boa comida e tomar um chopp ou drink. Na Zona Sul, há muitos restaurantes incríveis como, por exemplo, Marius Degustare, Lima Cocina Peruana e Nino Cucina & Vino.

Feira de São Cristóvão

A Feira de São Cristóvão é um dos mercados mais tradicionais e frequentados do Rio de Janeiro. Localizado no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, esse mercado coberto oferece praticamente tudo o que se refere à cultura do Nordeste, como produtos artesanais, roupas, alimentos típicos e muita música regional.

É uma verdadeira celebração da cultura nordestina, e é o lugar perfeito para quem deseja mergulhar em sua riqueza e diversidade. Os visitantes podem encontrar uma variedade de produtos artesanais, desde cerâmica e tecidos até instrumentos musicais e decoração. Além disso, a feira é famosa por sua oferta de comida típica, como carne de sol, tapioca e açaí. A feira fica na região norte da cidade e conta com diferentes opções de bares e restaurantes, onde os visitantes podem desfrutar da deliciosa comida nordestina e das bebidas típicas. Além disso, para animar ainda mais o clima, acontecem sempre shows de forró no local, garantindo que o salão esteja sempre movimentado e animado.

A Feira de São Cristóvão é uma experiência única e inesquecível, e é um ótimo lugar para visitar se você estiver interessado em conhecer mais sobre a cultura nordestina e desfrutar de uma atmosfera animada e divertida. Além de poder comprar produtos típicos, você também pode desfrutar de comida deliciosa e música ao vivo, e desfrutar de uma experiência autêntica do Nordeste brasileiro.

E você, o que costuma fazer na sua cidade quando chove?

Autor: Lucas Dadalt

Autor:

Dadalt

Curtiu? Compartilhe!

Fale conosco!