Tudo sobre o Bairro do Leme, no Rio de Janeiro

Foto do mar no Leme, Rio de Janeiro

O bairro do Leme é um oasis em plena cidade do Rio de Janeiro. Localizado entre os bairros de Copacabana, Urca e Botafogo, é uma das áreas com mais natureza na região. A Praia do Leme foi eleita a “praia da estação“, e, apesar de ficar pertinho da badalada Praia de Copacabana, é uma praia tranquila e segura.

Se você está procurando um lugar tranquilo, jovem e descontraído para se hospedar durante sua viagem ao Rio de Janeiro, o bairro do Leme pode ser a escolha perfeita. O lugar é estratégico e de fácil acesso, próximo a pontos turísticos que você precisa conhecer. E tem muita coisa para fazer no Leme.

As atrações como a Pedra do Leme e o Forte Duque de Caxias apresentam algumas das vistas mais bonitas da cidade do Rio de Janeiro. À noite, os quiosques da mureta do Leme, bares e restaurantes são responsáveis pela diversão de quem curte azaração.

Onde fica o Bairro do Leme? 

O bairro do Leme é localizado na zona sul do Rio de Janeiro. É considerado um dos bairros mais calmos da região e, por ser o ponto final dos ônibus de turismo, poucas pessoas conhecem o local. 

Este bairro está cheio de belezas naturais e a de maior destaque é a praia do Leme, destacando-se com suas águas límpidas, areia clara e o recorte preciso das montanhas, similares aos pontos turísticos de Fernando de Noronha. 

Com isso, o local ganhou maior notabilidade e um apelido: “Leme de Noronha”, referindo-se aos arquipélagos que contam com um mar tranquilo pertencente ao estado de Pernambuco. 

Gastronomia

Sem sombra de dúvidas, a gastronomia é um dos pontos fortes do bairro. Restaurantes temáticos, botequins informais e quiosques na orla compõem um leque de opções para quem busca um bom lugar para comer no leme.

Praia do Leme

A praia recebe esse nome devido a pedra do Leme, situada em sua lateral esquerda que, quando vista por cima, lembra o formato de um leme das embarcações. Essa pode ser considerada a extensão da famosa praia de Copacabana, já que não são muito conhecidas e acabam sendo menos visitadas pelos turistas. 

Suas areias, na maior parte dos casos, são frequentadas por moradores do bairro. A praia conta com quiosques pela sua extensão e, também, chuveirões para refrescar os banhistas do calor do Rio. 

Outra característica dessa praia é o seu calçadão, igual ao de Copacabana, com o famoso desenho criado por Burle Marx na década de 70, que imita ondas do mar. Perfeito para andar de bicicletas e caminhadas.

Muito frequentada pelos surfistas locais e por turistas, a Praia do Leme rendeu o apelido de “Leme de Noronha”. Esse nome vem de uma brincadeira com o nome da praça que fica em frente à praia, chamada Praça Almirante Julio de Noronha, e com a reserva natural de “Fernando de Noronha”, um dos lugares mais paradisíacos do mundo.

A Praia do Leme é com certeza uma das melhores praias do Rio de Janeiro tanto para banhistas, quanto para praticantes de esportes. Também é um ótimo lugar para praticar esportes aquáticos, como surfe e stand-up paddle, e também é um ótimo lugar para caminhar, correr ou simplesmente relaxar. Além disso, é palco de muitos eventos ao ar livre, como shows de música, festivais de verão e, é claro do Réveillon.

O local, por ser mais tranquilo que outras praias cariocas, é uma alternativa ideal e atrativa para pegar um sol sem aglomerar em tempos de combate à Covid-19, que agora está em período de  flexibilização dos protocolos. 

Leme de Noronha

A popularidade do Leme veio devido a estética muito similar a Fernando de Noronha – outro ponto turístico do Brasil, localizado na região nordeste – no qual acaba sendo exclusivo para poucos que podem bancar uma viagem mais cara. 

Com isso, a Praia do Leme saiu em vantagem pois, o custo mais barato e acessível a maioria chama mais atenção e possibilita que mais pessoas frequentem a região da orla do Leme, possibilitando que novos turistas conheçam as histórias que compõem o maravilhoso Leme. 

Ou seja, o “Leme de Noronha” é a mistura de muitas pessoas, o que é mais característico da cidade. Porém, a reputação do bairro não existe apenas pelas belezas naturais, mas também pelos pontos turísticos e comerciais marcantes do local. Entre eles pode-se citar a Praça Almirante Júlio de Noronha e o Forte de Duque de Caxias. 

Praça Almirante Júlio de Noronha 

Conhecida também como “Pracinha do Leme”, possui uma boa localização situada no começo da Avenida Atlântica e da Rua Gustavo Sampaio, além de ficar a menos de 3 quilômetro da praia de Copacabana. 

A praça recebeu esse nome em homenagem ao militar da marinha carioca, Julio Cesar de Noronha, que lutou na Guerra do Paraguai (1864-1870). Atualmente, é considerado um reduto familiar, ou seja, um ponto de encontro visitado pelos turistas e moradores graças à variedade de comércios, bares, padarias e restaurantes típicos do local em torno da praça.

Como é o caso do Art Gourmet e La Fiorentina, que viraram ponto de encontro comum tanto para turistas quanto para famosos. 

Forte Duque de Caxias

Localizado no topo do Morro do Leme, o Forte Duque de Caxias também é conhecido como Forte do Leme. Antigamente, era chamado de Forte da Vigia ou Forte da Espia, porque era utilizado para avistar e repelir potenciais ameaças estrangeiras que poderiam chegar pelo litoral. Hoje, funciona como ponto turístico, com um mirante de tirar o fôlego.

O Forte do Leme foi construído no período colonial do Brasil e fica localizado na zona sul do Rio de Janeiro, mais especificamente na Praia do Leme. A princípio, sua função era avistar a chegada de navios estrangeiros à costa, por isso também é conhecido como Torre do Vigia. 

O seu nome foi mudado diversas vezes, mas o atual foi dado pelo presidente Getúlio Vargas em memória a Luís Alves de Lima e Silva, o próprio Duque de Caxias, que também ficou conhecido como “O Pacificador” ou “Duque de Ferro”. 

A visita ao Forte do Leme no Rio de Janeiro é uma atração turística mais interessante para visitar, que reúne natureza e história do local. Outro local que vale a pena visitar é a Mureta do Leme, na qual é possível ter uma vista panorâmica de toda a orla.

Como subir o Morro do Leme até o Forte?

O Bairro do Leme com a sua notoriedade vem trazendo uma maior demanda de turistas para a região. Mas, poucas pessoas sabem que há visitação para subi-lo e poder conhecer a história da fortaleza de Duque de Caxias, que encontra-se no topo do morro.

O Morro do Leme é o lugar ideal para quem curte natureza. Ao longo de sua trilha, com cerca de 20 minutos de passeio e após 15 estações da Via Sacra no total, é possível ter um contato maior com a Área de Preservação Ambiental do  Leme (APA-Leme). 

A entrada é próxima ao posto 1, custando 4 reais a inteira e 2 reais a meia, mas geralmente é gratuita às terças-feiras. O local fica aberto de terça-feira a domingo e o preço da entrada é acessível para todos. 

No topo, é possível ver o Cristo Redentor, a Praia de Copacabana e o Pão de Açúcar. Além de tudo, o contato com a natureza ao longo da trilha para chegar ao forte deixa a experiência ainda mais marcante. 

Lá no topo do Morro, além do mirante entregar a bela vista dos cenários naturais da Praia do Leme, há outra atração interessante que é o Forte de Duque de Caxias, esse é hoje um local feito em memória a Caxias (1803-1880). 

Vida noturna no Leme

O bairro do Leme oferece diversas opções para quem quer conhecer a vida noturna do Rio de Janeiro. Cercada de bares e restaurantes e com diversos quiosques, oferece uma gastronomia de alto nível, música ao vivo e, é claro, bons drinks onde quer que você vá.

O bairro do Leme é um lugar único e encantador, que combina história, cultura, beleza natural e vida noturna calma. Sua praia famosa e sua arquitetura histórica são ótimos lugares para explorar e conhecer mais sobre a cidade, enquanto sua localização estratégica e sua vida noturna calma são ótimas vantagens para quem procura uma hospedagem tranquila.

Se você está planejando uma viagem ao Rio de Janeiro, não deixe de incluir o bairro do Leme em sua lista de lugares para visitar. Com sua praia famosa, arquitetura histórica, beleza natural e vida noturna tranquila, o bairro é um ótimo lugar para relaxar e desfrutar da cidade.

Vale a pena colocar o Leme no seu roteiro de viagem?

Sim vale a pena, caso você goste de lugares com muitos pontos turísticos, recheados de histórias que remetem tanto ao passado histórico do Brasil quanto do lugar que está visitando. 

Além de conhecer lugares calmos e tranquilos para passar uma temporada de qualidade e diversão com sua família e amigos com o pé na areia ou nos conhecer os comércios locais que são cercados de comida boa e segurança é exatamente a praia do Leme que deve visitar. 

Hostel no Leme

O Leme é um bairro muito procurado pelos turistas, devido a sua proximidade com pontos turísticos e pela segurança que proporciona. Uma ótima opção de hospedagem é optar por um hostel no Leme. Na Ladeira Ary Barroso, há vários disponíveis, com diferentes padrões e preços.

Curtiu? Compartilhe!

Fale conosco!