O Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Ilha do Governador, popularmente conhecida apenas como União da Ilha, é uma das agremiações mais convencionais e brilhantes da cidade do Rio de Janeiro. Sua fundação ocorreu no dia 7 de março de 1953, dentre os seus criadores estão Quincas, Maurício Gazelle e Orphylo, a ideia de criar a agremiação surgiu enquanto os amigos assistiam desfiles de carnaval na Ilha do Governador, mais precisamente na estrada do Cacuia.
A apresentação dos blocos e das pequenas escolas de samba os empolgou de tal forma que, decidiram que o bairro do Cacuia também deveria ter uma escola que o homenageasse, criando então, a União da Ilha do Governador.
Os membros da União da Ilha sempre foram simpatizantes da escola de samba Portela, sendo que em 1958 a Portela foi escolhida para apadrinhar a União, desde então, as escolas mantêm uma relação de proximidade e grande respeito, tendo a União da Ilha em 1980 homenageado a grande Portela em seu samba-enredo, com os dizeres “Obrigado madrinha Portela / Que me ajudou a caminhar”.
Nome, Cores, Símbolos e Bandeira
As cores emblema azul, branco e vermelho, bem como o nome da escola “União”, foram escolhidas em razão do time de futebol dos fundadores, o União Futebol Clube. A escola só veio a alterar o seu nome para “União da Ilha do Governador” em 1960, quando foi aprovada para participar dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro.
A bandeira, ou pavilhão, da escola possui dezesseis raios de cores intercaladas, sendo quatro azuis, quatro vermelhos e oito brancos, partindo do brasão da agremiação, que está posicionado ao centro, em direção às extremidades da bandeira.
O desenho foi criado em 1987 e desde então, a escola sempre desfila com a bandeira nesse desenho, sofrendo pouquíssimas alterações, como a disposição dos raios, mas nada significativo, que realmente alterasse a imagem da bandeira.
Sambas enredo marcantes
Como toda grande escola, a União da Ilha do Governador possui grandes desfiles que estão marcados na memória de todos amantes do carnaval, a união da Ilha é famosa por desfilar na Sapucaí com apresentações baratas, leves e divertidas. Carregando esta característica desde a sua fundação, seus desfiles são marcantes por apresentar figurinos leves, sem grandes adereços, de forma a facilitar a apresentação, podemos citar alguns dos seus maiores desfiles que ficaram marcados por sua exuberância:
O desfile apresentado para o Carnaval de 1982, “ É hoje” caiu no gosto popular, sendo nacionalmente famoso e cantado até nos dias atuais.
Seguindo a esteira dos sucessos, pode-se considerar como apresentação mais aclamada da União da Ilha a realizada no ano de 1989. Em que o samba-enredo “Festa profana” entoava em seu refrão “Eu vou tomar um porre de felicidade, vou sacudir eu vou zoar toda cidade”. Este maravilhoso samba é entoado até hoje, ficando gravado na história da escola, vindo a conceder-lhe o terceiro lugar do carnaval daquele ano.
Já no ano 2000, o samba-enredo escolhido foi “Pra não dizer que não falei das flores”, a União da Ilha apresentou nesse ano um dos sambas-enredos mais tocantes do carnaval brasileiro, trazendo para a avenida um dos momentos mais tristes e perturbadores do Brasil, a ditadura militar, que perdurou de 1964 a 1985. O desfile daquele além de belo, foi uma forma de lembrar e protestar o ocorrido, chegando a escola ao oitavo lugar no campeonato.
Na apresentação do ano 2008, a agremiação surpreendeu a todos a reeditar o grande sucesso “É hoje”, no entanto, naquele ano, a escola não possuía muitos recursos, o que acabou por prejudicar a apresentação. Mesmo assim, a escola alcançou o posto de quinto lugar da disputa.
No desfile do ano de 2011 a agremiação encantou com o samba “O Mistério da Vida”, que de forma inovadora falou sobre a teoria da evolução das espécies e seu criador, o inglês Charles Darwin. Nesse ano, infelizmente um grande incêndio atingiu o barracão da União da Ilha, atingindo também os barracões da escola Portela e da Grande Rio, além do galpão da LIESA. Mesmo com o incêndio a escola desfilou, apresentando um desfile belíssimo e empolgante.
Personalidades Marcantes
Como uma escola de grandes sambas-enredo, a União da Ilha também possui grandes nomes no arcabouço da história, dentre os maiores, podemos mencionar:
Melquisedeque Marins Marques, mundialmente conhecido como Quinho do Salgueiro, nascido no Rio de Janeiro, em 6 de maio de 1957, é considerado um grande intérprete do samba brasileiro.
Sua longa carreira iniciou no bloco Boi da Freguesia, onde fazia parte compondo o carro de som de Aroldo Melodia . Sua trajetória na Ilha, iniciou em 1988 onde estreou como cantor principal e ficou até o ano de 1990.
Outro grande nome de destaque é, Aroldo Forde, também chamado de Aroldo Melodia, nascido no Rio de Janeiro em 19 de abril de 1930, vindo a falecer em Duque de Caxias em 2 de julho de 2008, foi um brilhante compositor e intérprete de samba-enredo brasileiro.
Aroldo Melodia começou sua carreira na União da Ilha no ano de 1958, escola em que atuou e encantou por 36 anos, ao longo de sua carreira. Vindo a participar da apresentação de outras agremiações após o ano de 1981.
Impossível falar da União da Ilha sem lembrar de Acraílton Forde, nacionalmente conhecido como Ito Melodia, nascido no Rio de Janeiro em 25 de Julho de 1969, filho de Aroldo Melodia, Ito também se destacou como grande intérprete do samba-enredo brasileiro.
A história de amor de Ito pelo samba e pela escola começou desde quando esse era criança, e era levado as quadras de samba da União da Ilha, acompanhado de seu pai. Já no ano de 1992, Ito iniciou sua preparação para seguir a carreira de Aroldo e assumir o lugar do pai.
Pouco tempo depois, em 1996, chegou a posição de intérprete oficial da União da Ilha, tendo a honra de atuar no cargo com Aroldo para cantar o samba enredo. Em 1997, já com Aroldo aposentado, Ito foi o grande nome da escola.