Pontos Turísticos Históricos do Rio de Janeiro

Quem viaja também quer adquirir cultura, não é verdade?

Aqui reunimos os mais belos monumentos do Rio de Janeiro, prédios e construções que tenham algum tipo de memória histórica relevante. E que também sejam espaços para visitação.

Então colocamos museus, palácios, residências, áreas militares, igrejas e tudo gratuito ou por um preço simbólico.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

É um museu de arte contemporânea brasileira, foi idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer o mesmo com várias obras em Brasília, como a Catedral Metropolitana, Palácio do Planalto e Congresso Nacional.

No MAC, sigla do nome, existem mis de 1200 obras de arte moderna, diferenciando-se pelas curvas e estruturas inusitadas, que brincam com cores e formas.

O museu fica no Mirante Boa Viagem, em Niterói e chama a atenção pelo “design” futurista, principalmente pelo seu ano de inauguração, em 1996.

  • Aberto para visitas das 10h às 18h, de terça a Domingo com entrada custando R$12,00. E às quartas-feiras a entrada é gratuita.

O ingresso para o museu, mesmo o bilhete gratuito deve ser adquirido pelo site oficial ou mesmo no local, mas recomendo que faça a sua reserva com antecedência, pelo site, no dia gratuito os bilhetes costumam acabar rápido.

Caminho niemeyer

Um total de 7 obras compõem o Caminho Niemeyer: Fundação Oscar Niemeyer, Memorial Roberto Silveira, Teatro Popular Oscar Niemeyer, Praça Juscelino Kubitschek, Reserva cultural, Museu de Arte Contemporânea – MAC, Estação Catamarã de Charitas. O Caminho Niemeyer trata-se de um conjunto de obras urbanas espalhadas pela orla da Baía de Guanabara no bairro de Niterói, todas feitas pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Você percorrerá 11 quilômetros pela orla vendo as mais belas obras de arte funcionais feitas por um dos maiores arquitetos da história do Brasil. E isso torna Niterói a segunda cidade a ter tantas obras de Niemeyer, sendo superada apenas por Brasília.

O Caminho Niemeyer é uma área que se estende desde a praça do povo e vai até a estação do Catamarã, no bairro de Charitas.

Praça da República

Praça onde a República do Brasil foi proclamada e onde está um dos monumentos grandes da cidade.

O Monumento de Benjamin Constant, importante militar que basicamente apresentou o primeiro modelo de bandeira para a nova nação ao Marechal Deodoro da Fonseca, esteve presente junto ao marechal no dia da proclamação no ano de 1889.

O monumento obeliscal está situado no centro do campo de Santana, hoje conhecido como Praça da República, mesmo lugar onde se encontram o Museu Casa do Marechal Deodoro da Fonseca e o Arquivo Nacional, antiga Casa da Moeda.

Museu da República

O Palácio do Catete, que fora construído pelo Barão de Nova Friburgo como sua residência, já foi o local de trabalho de mais de 15 presidentes do Brasil, e foi o local também onde o presidente Getúlio Vargas suicidou-se por não suportar as pressões políticas de seu mandato.

Localizado na Rua do Catete no bairro do Catete, o Museu da República possui um acervo de livros e artigos e arquitetura neoclássicos do final do século XIX, onde você parece voltar no tempo.

Os horários de visitação do Palácio são de terça a sexta, de 10 às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é de 11h às 17h. A visita ao interior do Palácio é gratuita. Pode-se chegar ao museu de carro ônibus e metrô (estação Catete). Animais não são permitidos, nem mesmo no jardim externo

Museu histórico do itamaraty

O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty localizado no Palácio do Itamaraty, ha muitas peças dos anos 1800, há também a mapoteca e uma biblioteca da época, com mais de 30 mil objetos, mapas, cartas e arquivos da história diplomática do Brasil.

Já foi residência do Conde de Itamaraty, Palácio Presidencial, sede do Ministério de relaçoes exteriores, e hoje museu diplomático.

Sua localização fica na Av. Mal. Floriano, 196 – Centro, Rio de Janeiro – RJ e você consegue chegar de carro, ônibus, ou metrô (estação Pres. Vargas).

  • O museu funciona de segunda a sexta, das 14h às 17h. A entrada é gratuita, e possui também visitas guiadas, onde é possível entrar em diversos outros cômodos e ambientes que uma visita sem guia não permitiria. Os horários das visitas guiadas são 14h, 15h e 16h.

Museu histórico do itamaraty

O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty localizado no Palácio do Itamaraty, ha muitas peças dos anos 1800, há também a mapoteca e uma biblioteca da época, com mais de 30 mil objetos, mapas, cartas e arquivos da história diplomática do Brasil.

Já foi residência do Conde de Itamaraty, Palácio Presidencial, sede do Ministério de relaçoes exteriores, e hoje museu diplomático.

Sua localização fica na Av. Mal. Floriano, 196 – Centro, Rio de Janeiro – RJ e você consegue chegar de carro, ônibus, ou metrô (estação Pres. Vargas).

  • O museu funciona de segunda a sexta, das 14h às 17h. A entrada é gratuita, e possui também visitas guiadas, onde é possível entrar em diversos outros cômodos e ambientes que uma visita sem guia não permitiria. Os horários das visitas guiadas são 14h, 15h e 16h.

Academia Brasileira de Letras

A Academia Brasileira de Letras, foi fundada com o intuito de eternizar e propagar a literatura brasileira através dos anos, tendo como um de seus fundadores e presidente o autor Machado de Assis, por volta de 1897.

  • As visitas à Academia são feitas de forma agendada através do site oficial, às segundas, terças e quartas feiras.

Palácio Tiradentes

Andar pelos corredores do palácio é uma viagem no tempo da história carioca. O lugar ja foi a cadeia pública, assembleia geral legislativa do império, câmara dos deputados já sendo conhecido como Palácio Tiradentes, em 1926. O palácio fica na Praça XV de Novembro, ao lado de diversos outros monumentos históricos. O palácio foi desde 1822 usado como sede da assembleia geral constituinte, órgão parlamentar do governo.

  • A visita é guiada, sendo agendada pelo site do palácio, das terças aos sábados, entre 10h e 17h. A entrada é gratuita, sem limites de idade.

Fundação biblioteca Nacional

Com um acervo de mais de 60 mil itens, a Biblioteca Nacional é a maior biblioteca do Brasil, é a maior biblioteca da América Latina e uma das 10 maiores do mundo, de acordo com a UNESCO.

A Biblioteca Nacional foi um “presente” da vinda da família real portuguesa para o Brasil, por volta do ano de 1810, mas o acesso à bibloteca só foi liberada ao público em 1814.

Foi construída para abrigar a substituição do acervo da livraria Real que foi consumida por incêndio decorrente de um terremoto em Portugal em 1755. Além da transferência de coleções não atingidas pela ocasião.

  • A visita à Biblioteca Nacional é mediante agendamento nesse site. As visitas serão realizadas nos horários de 11h, 12h, 14h, 15h e 16h. Visitação orientada- segunda a sexta-feira, nos horários: 11h, 12h, 14h, 15h e 16h. As entradas são francas.

A biblioteca fica na Avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro, número 219. Sendo possível ir de metrô, VLT, Carro, ônibus e bicicleta.

Centro Luiz Gonzaga de tradições nordestinas

Construído em 1962 para abrigar a Exposição Internacional de Indústria e Comércio durante o governo Juscelino Kubitschek, o Centro Luiz Gonzaga de tradições nordestinas homenageia um dos maiores nomes da cultura nordestina, considerado o Rei do Baião.

Hoje é conhecido com feira de São Cristóvão, promove a cultura e os produtos da região nordeste do país. Dependendo da época e da agenda cultural, na feira é possível assistir a peças teatrais, música, boa comida nordestina, festas juninas e a famosa festa de São Cristóvão.

  • O Centro Luiz Gonzaga de tradições nordestinas fica na rua Campo de São Cristóvão, no bairro São Cristóvão, e funciona das 8h da sexta feira até às 00h do domingo. A entrada é gratuita.

Arquivo Nacional – antiga casa da moeda

O Arquivo Nacional é um prédio inaugurado em 1838, e é parte do órgão público brasileiro, com o intuito de preservar e dar livre acesso aos dados históricos de documentos da administração pública federal.

Hoje é possível visitar o Aruivo Nacional de segunda a seta das 8:30h às 18h. Onde poderá encontrar muitos desenhos, gravuras, quadros, fotos, esculturas e toda a arquitetura da época da construção.

Para realizar uma visita guiada e ter acesso à`outros setores como os cofres da antiga Casa da Moeda, bata acessar o site de agendamento, no mais, a entrada é gratuita e livre para todos.

Curtiu? Compartilhe!

Fale conosco!