Tudo sobre o Estádio do Maracanã

O Brasil é conhecido como o país do futebol, e isso não se deve apenas à paixão incontestável dos brasileiros pelo esporte. Ele é detentor do recorde de mais títulos da Copa do Mundo e tem orgulho de ter alguns dos melhores jogadores de todos os tempos, tanto no futebol masculino como feminino, como Pelé e Marta. Além disso, o Brasil possui um dos estádios mais renomados e emblemáticos do mundo: o Estádio Jornalista Mario Filho, também conhecido como “Maracanã”.

Inaugurado em 1950, o Maracanã já foi testemunha de multidões com mais de 200 mil pessoas em suas arquibancadas. Este estádio é um verdadeiro patrimônio cultural do futebol brasileiro e carrega consigo uma parte da história do Rio de Janeiro, além de ser um dos principais atrativos turísticos da cidade. Ao longo dos anos, o Maracanã já sediou alguns dos maiores eventos esportivos, shows musicais e outros importantes momentos da cultura brasileira. Neste artigo, você vai saber tudo sobre o Maracanã!

História do Estádio Maracanã

A história do Maracanã remonta a 1938, quando o então presidente da FIFA, Jules Rimet, visitou o Rio de Janeiro e aceitou a candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 1950. Como a sede da quarta Copa do Mundo de Futebol, o primeiro após o fim da Segunda Guerra Mundial, era necessário um estádio de grande capacidade. Em 2 de agosto de 1948, a pedra fundamental do Maracanã foi lançada, marcando o início da construção do que seria o maior estádio do mundo. A obra levou quase dois anos e seu custo estimado foi de 250 milhões de cruzeiros.

Localizado na Tijuca, região da cidade do Rio de Janeiro, o Maracanã foi construído ao lado do Rio Maracanã. Embora a área tenha sido anteriormente conhecida como sede das corridas de cavalo, a região não foi oficialmente conhecida como Maracanã até 1981. Antes disso, o terreno foi adquirido pelo Derby Club em 1885, mas depois de perder importância, foi abandonado e se tornou um depósito para carros do Exército.

Curiosidades sobre o estádio

O Estádio Mário Filho, mais conhecido popularmente como Maracanã, é um estádio de futebol localizado no Rio de Janeiro, Brasil. Com as reformas realizadas nos últimos anos, a capacidade do estádio foi aumentada para 78.838 espectadores, tornando-se um dos estádios mais modernos e capacitados da América Latina.

O nome oficial do estádio foi dado em homenagem ao jornalista Mário Filho, que foi um grande influenciador na sua construção e era conhecido como “namorado do estádio”. Já o nome popular Maracanã tem sua origem na língua tupi-guarani, significando “semelhante a um chocalho”, em referência às aves da região norte do país que se concentravam no terreno antes da construção do estádio. O bairro Maracanã só foi criado décadas mais tarde, surgindo após a construção do estádio, que inicialmente estava localizado em uma área da Tijuca.

Infraestrutura do Maracanã

O Maracanã é um complexo esportivo composto por vários equipamentos, incluindo o Estádio Mário Filho, o Maracanãzinho, o Parque Aquático Júlio Delamare e o Estádio de Atletismo Célio de Barros. O Maracanãzinho é um ginásio poli-esportivo coberto inaugurado em 1954 e com capacidade para 8.257 espectadores. Ele tem sido usado para uma ampla gama de esportes, incluindo vôlei. O Parque Aquático Júlio Delamare é usado para competições de polo aquático e tem capacidade para 2.888 espectadores. O Estádio de Atletismo Célio de Barros é utilizado para competições nacionais e internacionais de atletismo.

O Maracanã também possui centros de cultura e memória esportiva, incluindo a Calçada da Fama, inaugurada em 2000, que homenageia grandes esportistas, como Pelé, Garrincha, Marta e Milton Neves, entre outros. Além disso, há o Museu do Futebol, que abriga peças históricas do futebol brasileiro, incluindo itens da Seleção Brasileira e de times nacionais.

A concessão do Maracanã é detida pelos times Fluminense e Flamengo, que formaram uma parceria para preservar o estádio após o término dos Jogos Olímpicos. Os dois times são mandantes no estádio e realizam os principais jogos do estado. O gramado do Maracanã passou por uma ampla reforma no final de 2021 para suportar o alto número de jogos que recebe. Ele é composto de 93% de grama natural do tipo Bermudas Celebration e 3% de fibra sintética costurada.

Essa tecnologia de grama híbrida é semelhante a usada no Estádio Lusail, que receberá a final da Copa do Mundo do Catar em 2022. A empresa responsável pela fornecimento de grama natural é a Itograss, que também fornece grama para outros importantes estádios do país, como Mineirão, Morumbi, Castelão e Mané Garrincha. Com uma rica história, o Maracanã merece ter a melhor e mais moderna infraestrutura para ser palco de futuros eventos esportivos memoráveis.

Visitação

Visitar o Maracanã, o estádio de futebol lendário localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, é uma obrigação para todos os amantes deste esporte. Embora a experiência seja ainda mais emocionante em dias de jogos, mesmo fora deles, o tour pelo Maracanã vale a pena. Neste artigo, você encontrará todas as informações necessárias para planejar sua visita ao Maracanã em 2023.

Para chegar ao estádio, você pode optar pelo Metrô (linha 2), Ônibus, Carro (com estacionamento dentro do estádio por R$ 35), Táxi ou Uber, ou Trem. Cada opção tem suas vantagens e desvantagens, dependendo de sua localização e preferência. É recomendável verificar as opções de transporte mais convenientes usando o Google Maps antes de escolher a melhor forma de chegar ao Maracanã.

Valores atuais

A visitação ao Estádio do Maracanã é uma oportunidade única para os apaixonados por esportes e história. O local está aberto para visitação diariamente, das 8h30 às 16h30, e desde a sua reabertura em 2021, oferece apenas uma opção de tour monitorado. Isso significa que cada visitante pode explorar o estádio a seu próprio ritmo, mas ao longo do caminho encontrará funcionários disponíveis para ajudar a orientá-los e garantir que estejam seguindo o caminho correto. Além disso, essa abordagem também ajuda a manter o distanciamento social necessário para a segurança de todos. O preço do ingresso inteiro é de R$ 60, enquanto a meia entrada é oferecida para estudantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 e 10 anos, e pessoas com deficiência física com acompanhante.

Curtiu? Compartilhe!

Fale conosco!