Se você é das pessoas que adora um pôr do sol, esse texto é para você.
Conhecido como um dos pontos mais bonitos do Rio de Janeiro para apreciar o fim de tarde, a Praia do Arpoador é um cantinho que vai ganhar seu coração.
Espaço pequeno, de praticamente 500m, mas cheio de vida.
Confira o que separamos para você fazer na região.
Praia do Arpoador
A Praia do Arpoador é muito famosa recebendo turistas do mundo todo.
Localizada entre as praias de Copacabana e Ipanema, o local é destino certo de artistas, poetas, boêmios e outras pessoas com muita história.
A melhor pedida é tomar um pouco de sol na areia ou se refrescar nas águas do mar, aproveitando também a boa estrutura de barracas e quiosques para tomar uma água de coco ou uma cervejinha.
Logo ao lado do Arpoador, a Praia de Ipanema tem extensa faixa de areia e mar é um pouco mais calmo, sendo mais indicada para um banho. Do outro lado está Copacabana, uma das praias mais famosas do mundo, que é a queridinha dos turistas.
O surfe também é outra fortíssima atração do Arpoador. Praticamente o dia todo, é possível ver pessoas surfando e aprendendo a surfar.
O nome vem de no passado, ser possível arpoarem-se baleias ali.
Tem gente que fala também que o nome ”’Arpoador”’ surgiu da visão aérea da “Pedra do Arpoador”, que parece uma pessoa segurando um objeto semelhante a um arpão.
Foi esta praia a escolhida pela alemã (radicada no Brasil) Miriam Etz para usar, pela primeira vez em terras brasileiras, o biquíni, e isto ocorreu em 1948.
Também já foi tema de composições de grandes nomes da música brasileira, como Cazuza (em “Faz parte do meu show”) e Skank (em “Te ver”).
Pedra do Arpoador
O fato de caminhar sobre a grande rocha, com alguns trechos ingremes e acidentados, cercada de mar, por sí só, já é um espetáculo.
É o local mais conhecido do Rio de Janeiro para apreciar o pôr do sol.
A pedra, que se estende mar adentro, oferece um visual muito bonito do Morro Dois Irmãos durante o entardecer e reúne uma enorme quantidade de pessoas nesse horário do dia.
O local é simples, tem pouca estrutura, mas é exatamente essa simplicidade que impressiona. Sentar-se em algum ponto da pedra e desfrutar de uma das mais belas paisagens naturais é um programa gratuito e sem contraindicações.
Praia do Diabo
Do outro lado da Pedra Arpoador, entre a mesma e a penínisula de rocha onde fica o Forte de Copacabana, fica a Praia do Diabo, que carrega este nome porque quando o mar está virado e de ressaca, se torna muito violente e bravio naquela pequena praia, se tornando um local perigoso. Na verdade, quando o mar está de ressaca, na faixa de areia da praia do Arpoador também ocorrem ondas muito altas, e ocasionalmente chegam a acarretar danos nas calçadas dos prédios.
No lado esquerdo da praia, existe uma academia popular bem antiga e tradicional, frequentemente lotada de pessoas de todas as idades se exercitando.
Espero que tenha gostado desse texto, tanto quanto gostei do pôr do sol. Planeje seu próximo destino e bora viajar!
Autor:
Gustavo Zambon