A gente sabe que quem deseja vir ao Rio não dispensa uma visitinha às praias mais famosinhas. É por isso que iremos começar com o pé direito, falando sobre as belas praias cariocas.
Aqui é possível encontrar praia para todos os gostos, para família e crianças pequenas e também para surf e outros esportes. Mas o que não falta em todas elas, é um visual estonteante e uma atmosfera viva e contrastante entre cidade e natureza!
Veja a seguir os detalhes de cada praia que selecionamos e suas informações importantes.
Praia do Leme
A praia do Leme ou Leme de Noronha, como é conhecida carinhosamente pelos cariocas, divide areia com a famosa praia de Copacabana iniciando sua extensão de 1km a partir da Pedra do Leme (tem esse nome porque seu formato lembra um leme de navegações) até a avenid Princesa Isabel (onde também é possível visitar a estátua da Princesa Isabel).
Seu calçadão construído pelo paisagista Burle Marx, de pedras portuguesas, possui o desenho das ondas do mar e é o desenho é o mesmo da praia de Copacabana. Perfeito para passeios de bike e corrida.
- É localizada na Zona Sul carioca, no Posto 1 (dentre os 12 existentes na orla Sul)
- No posto 2, fica o Rasta Beach, a barraca de praia mais badalada do Rio de Janeiro.
- Há opções de “comes e bebes” dos colaboradores ambulantes locais (vendem chás matte, biscoito Globo, pastéis, milho verde, camarão, carnes e queijo no espeto, cervejinha gelada e muito mais. Além de quiosques beiramar com outras opções também.
- Ao lado esquerdo da praia do Leme, você encontrará a Muresta no Leme, onde poderá acessar a passarela do pescador e ter uma vista linda, de cima do mar, vendo suas ondas batendo nas pedras.
- Em cima da Pedra do Leme está o Forte Duque de Caxias (forte do Leme, estando a entrada gratuita todas as terças feiras.
- Ali muito próximo, também se acessa a Praça Almirates Júlio de Noronha (ou Pracinha do Leme) onde tem academia popular, parque para crianças e algumas mesinhas para relaxar enquanto aprecia o mar.
Praia de Copacabana
Se você ainda não conhece essa praia, com certeza já ouviu falar. Na Praia de Copacabana você vai encontrar estátuas, feiras, cafés, parques, fortes, rooftops, mirantes, e tudo mais que você tem direito, porque é coisa pra caramba. Tem muita coisa para fazer em Copacabana de dia.
Na praia de Copacabana também há um dos hotéis mais famosos do Rio de Janeiro, o Copacabana Palace, onde estrelas de todo o mundo já se hospedaram.
Além de tudo isso, a praia é muito frequentada pelos amantes do esporte, por toda a sua extensão é possível ver muitas pessoas praticando esportes na areia como futebol, vôlei, crossfit, corrida, surfe e outros.
- A praia conta com muitos quiosques, bares, restaurantes, e uma ciclovia que vai desde a pedra do Leme até a praia do Leblon.
Praia do Arpoador
A Praia do Arpoador fica entre as praias de Copacabana e Ipanema. Conta com uma pequena praia anexa, conhecida como Praia do Diabo. Também é conhecida como “Arpex”.
Nessa praia você encontra a famosa Pedra do Arpoador e uma academia rústica ao ar livre.
- É a melhor praia da região para aprendizado de surf
- Conta com o por-do-sol mais famoso da cidade, visto da famosa “Pedra do Arpoador”
Praia de Ipanema
Logo após a Praia do Arpoador, você encontrará a Praia de Ipanema, praia famosa e queridinha dos amantes do Rio de Janeiro. Com ondas para surfar e um visual incrível, a praia de Ipanema tem vista para o Morro Dois Irmãos e um pôs de deixar a boca aberta.
O lugar inspirou artistas da região, como Tom Jobim e Vinicius de Moraes, com a famosa música “Garota de Ipanema”.
- A praia conta com um enorme calçadão, quiosques, bares e restaurantes.
Praia Leblon
A praia do Leblon, que tem seu nome originado do dono das terras antigamente, Charles Le Blond, empresário do ramo baleeiro do século 19, é uma das praias mais tranquilas da Zona sul do Rio.
O bairro do Leblon é separado do bairro de Ipanema pelo Jardim de Alah, no canal da lagoa Rodrigo de Freitas. E nas décadas de 80 foi o point dos artistas e cantores da cena carioca, como Gilberto Gil e Chico Buarque.
- A praia conta com quiosques, restaurantes e bares, ciclovias e uma vista para o morro Dois Irmãos, símbolo do local. A praia é tranquila mas com mar mais forte em alguns dias
Praia Vermelha
A Praia Vermelha é uma praia menos badalada e com uma beleza única! Ela se encontra na Urca, literalmente aos pés do Pão de Açúcar, e só por isso, já nem preciso te convencer a visitá-la. Apesar de pequena e “pouco conhecida”, a praia vermelha tem seu encanto, e esse nome vem do efeito avermelhado causado pela luz do sol sobre os grãos de granada na areia da praia.
- Ela conta com alguns quiosques e ambulantes, e á super tranquila em questão de segurança pois está do lado do clube militar da praia vermelha
- Apesar de pequena, o mar calmo da praia vermelha é de tombo, isso quer dizer que fica bem funda logo que você entra, então bastante atenção com as crianças e pessoas que não sabem nadar.
- É possível contratar passeios de escunas, para turismo e mergulho.
Praia do Flamengo
A praia do Flamengo é uma das primeiras praias a receberem os portugueses na época colonial, é também a primeira praia da Baía de Guanabara, antecedendo à de Botafogo.
Toda a orla da praia do Flamengo compõe uma das maiores áreas de lazer e prática de esportes. Chamado de Aterro do Flamengo, é um parque à beira mar, com muitas quadras, ciclovias, skate park e áreas de lazer.
Atualmente a praia é imprópria para banho.
- Não há muitos quiosques como em Copacabana ou Leme, mas ter uma tarde nesse parque é tudo de bom, ainda mais com a vista do Pão de açúcar e do Cristo Redentor. Aproveite para praticar esportes nas diversas pistas e quadras do Aterro do Flamengo!
Praia Botafogo
Essa praia, muitas vezes cenários de shows e eventos da cidade, já foi moradia da Família Real Portuguesa, onde é possível ver a arquitetura da época em diversos pontos desse bairro carioca super conhecido.
No bairro Botafogo estão o Museu Villa-Lobos, o Museu Rui Barbosa e o Museu do Índio.
Sem contar que a praia de Botafogo tem vista direta para o morro do Pão de açúcar e, da sua orla também também dá pra ver o Cristo Redentor.
Não mergulhe na Praia de Botafogo. É um lugar lindo para se visitar, mas é uma das praias mais impróprias para se mergulhar, devido a sua proximidade a embarcações.
Praia do Abricó (nudismo)
Não podemos deixar de citar a única praia de nudismo do Rio, a Praia do Abricó.
Localizada junto, à esquerda da praia de Grumari, sentido sul, depois do bairro Recreio dos Bandeirantes, a praia é bem mais distante da região central e dos pontos mais turísticos, dando mais privacidade para quem deseja despir-se das coisas mundanas, como as roupas por exemplo.
Há uma parte onde pode permanecer de roupa de banho, mas a partir de uma pedra a passagem só é permitida com a ausência de roupa para o respeito a ideologia e aos outros visitantes.