Morro da Urca: um ponto turístico que você precisa conhecer

O Morro da Urca é um dos destinos mais famosos do Rio de Janeiro. Durante todo o ano, ele é visitado por milhares de turistas, que se deslumbram com a natureza e vistas fantásticas da cidade.

São várias atrações para quem procura maior conexão com a natureza! Também ofereces algumas opções gastronômicas para quem é apaixonado por restaurantes e lojinhas para quem curte garantir aquele souvenir. Por essas e outras, é o local perfeito para acolher todos os gostos e preferências. Isso tudo em um só lugar torna esse passeio especial para turistas e até mesmo cariocas.

Nós fomos conhecer e entender melhor como funciona tudo por lá vamos te contar neste post tudo o que você precisa saber sobre a trilha do Morro da Urca.

Como subir o Morro da Urca

Saindo do Maresias do Leme, você pode ir andando (cerca de 40 minutos) ou de bike (cerca de 20 min) até a Praia Vermelha (4,1 Km).

Trilha

Existem duas opções de caminho para subir o Morro da Urca. A primeira, é uma trilha, com início na Praia Vermelha. O acesso fica bem no meio da Pista Cláudio Coutinho, trecho pavimentado que circunda o Morro da Urca. A trilha é gratuita e a subida leva de 40 a 60 minutos, dependendo do ritmo de caminhada.

A trilha Morro da Urca tem um nível de dificuldade considerado de leve a moderado, apresentando-se como uma das trilhas mais fáceis do Rio de Janeiro. Isso significa que, mesmo que você seja um iniciante, não terá grandes dificuldades em realizar o trajeto. Muitas famílias com crianças fazem a trilha.

Logo no início da subida, há um longo trecho de escadaria de troncos. Mas esse é o momento mais ‘puxado’. Depois, a subida fica mais tranquila e aí é só caminhar e curtir a natureza. O trajeto é pouco íngreme e fresco, por ser coberto por copa das árvores. Em dias com mais umidade, pode esquentar.

Horário de funcionamento

A subida ao topo do Morro da Urca é liberada até às 17:00. A descida pode ser feita até, no máximo,17:40.

Cuidados

Evite fazer a trilha em dias ou dias seguintes de chuva. O início da trilha, com os degraus de troncos, quando fica molhado escorrega muito, tanto na subida quanto na descida. Por isso, é melhor optar por realizar esse passeio em dias de piso seco. Vá de tênis, leve água, passe repelente e protetor solar e, é claro, tire muitas fotos!

Bondinho Pão de Açúcar

A outra opção para subir o Morro da Urca é através do Bondinho Pão de Açúcar, saindo da Praia Vermelha. Em cima do Morro, você pode fazer a conexão até o Pão de Açúcar. O tour completo sai por R$150 inteira e R$75 meia entrada.

O Parque Bondinho® possui acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, com elevadores, plano inclinado e rampas de acesso, e é adequado a todas as idades.

Nossa opinião

O Morro do Leme é um cartão postal do Rio de Janeiro que você precisa conhecer. O lugar proporciona experiências de tirar o fôlego, em uma altura de até 396 metros acima do nível do mar. O visual lá em cima é maravilhoso, com vista para o Pão de Açúcar, Cristo e diversos pontos da cidade.

Um ótimo passeio para quem gosta de contato com a natureza, exercícios e ótimos visuais para apreciar e tirar fotos.

galera do Hostel Maresias do Leme

Autor

Gustavo Zambon

Curtiu? Compartilhe!

Fale conosco!