As melhores vistas do Rio de Janeiro

Ao chegar ao Rio de Janeiro de avião, é impossível não se encantar com a bela paisagem da cidade vista de cima. A geografia da cidade, repleta de montanhas, morros e picos de diferentes formas e tamanhos, oferece inúmeros mirantes para apreciar essas vistas deslumbrantes.

Se você está planejando sua viagem para a capital fluminense e procura sugestões de passeios, confira as nossas dicas para as melhores vistas do Rio de Janeiro!

Morro da Babilônia

O Morro da Babilônia tem uma trilha incrível de nível de dificuldade baixísimo, com 6 mirantes que proporcionam uma vista panorâmica da cidade. A trilha é bastante segura e fica no bairro do Leme, pertinho de Copacabana, no coração da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Morro do Pão de Açúcar

O Morro do Pão de Açúcar é um dos principais cartões-postais da cidade do Rio de Janeiro, e oferece uma vista espetacular de toda a cidade. Para chegar lá, os visitantes precisam partir da Praia Vermelha e pegar o primeiro teleférico, que os leva ao Morro da Urca. Em seguida, eles embarcam em um segundo teleférico, que os leva até o topo do Morro do Pão de Açúcar, localizado a 396 metros do nível do mar.

A vista do alto dos dois morros é simplesmente deslumbrante, incluindo a enseada de Botafogo, a orla de Copacabana, a entrada da Baía de Guanabara, o Aeroporto Santos Dumont e a famosa Ponte Rio-Niterói. O funcionamento do bondinho é das 8h30 às 20h, com o último embarque às 18h30. Os bilhetes para o Morro do Pão de Açúcar começam a partir de R$ 75 e podem variar de acordo com a opção escolhida. Crianças e moradores da Grande Rio têm descontos especiais. Além disso, existem várias opções de tours com acesso rápido, histórico, ecológico e pelos bastidores do complexo, que oferecem uma experiência ainda mais completa.

Morro Pedra Bonita

A Pedra da Gávea é o lugar perfeito para aqueles que buscam unir uma vista deslumbrante com uma caminhada leve. Em apenas 30 minutos, é possível chegar ao topo da pedra e se deparar com uma vista incrível do Rio de Janeiro. O acesso é fácil e a localização é excelente, sendo também um dos principais pontos de decolagem para voos de asa delta.

Para chegar até lá, basta seguir até São Conrado e subir a Estrada das Canoas. A pedra é fácil de encontrar, pois há uma placa indicando o caminho. Vale muito a pena ver o nascer do sol de lá, pois além de ser uma experiência inesquecível, é possível aproveitar o lugar ainda vazio. Além disso, para aqueles que buscam outras opções de trilhas na cidade, recomendamos uma lista com as melhores trilhas do Rio de Janeiro.

Morro do Corcovado

O Cristo Redentor é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e está localizado no topo do Morro do Corcovado. A estátua começou a ser planejada em 1921 e foi desenvolvida pelo engenheiro Heitor da Silva Costa, levando cinco anos para ser concluída, de 1926 a 1931, ano de sua inauguração.

O Morro do Corcovado está situado dentro do Parque Nacional da Tijuca, a 710 metros do nível do mar, oferecendo uma das mais belas vistas da cidade. Para chegar até a estátua, é necessário subir 220 degraus, mas para facilitar o acesso dos visitantes, foram construídos três elevadores panorâmicos e quatro escadas rolantes. A estátua do Cristo Redentor é uma das Sete Maravilhas do Mundo, eleita em uma votação organizada em 2007. Para chegar até o monumento, há um passeio de trem que dura 20 minutos. É uma oportunidade única de contemplar a cidade maravilhosa de uma perspectiva diferente e inesquecível.

Mirante Dona Marta

O Mirante Dona Marta é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, proporcionando uma das vistas mais incríveis da cidade. Com uma altitude de 360 metros, é possível ver o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Maracanã, a Baía de Guanabara e muito mais. O acesso ao mirante pode ser feito de duas formas: a pé ou de carro.

Para chegar a pé, é preciso subir até o topo da favela Dona Marta e seguir pela trilha, com tempo de 30 a 50 minutos. O percurso é íngreme e pode variar de médio a alto em termos de dificuldade. Por outro lado, o acesso de carro é feito pelo Cosme Velho, seguindo a Ladeira dos Guararapes, na direção do Corcovado, até avistar uma placa indicando o mirante. Há estacionamento no local. O mirante está aberto de segunda a sexta, das 8h até ás 17h e permanece fechado aos fins de semana e feriados. É importante notar que o acesso ao mirante é feito por meio de um guia, que garante a segurança e orientação durante toda a visita, além de contar histórias e curiosidades sobre a vista e a região.

Morro Dois Irmãos

O Morro Dois Irmãos é um dos cartões-postais mais belos do Rio de Janeiro e oferece o melhor custo-benefício da cidade. A trilha é um pouco mais longa do que a da Pedra Bonita e pode ser considerada de nível médio em termos de dificuldade. Apesar de levar apenas 40 minutos, é toda em subida, mas vale muito a pena!

Do alto do Morro Dois Irmãos, é possível ver desde o Cristo Redentor até as águas cristalinas da Praia do Leblon. Do outro lado, é possível ver a Pedra da Gávea e a Praia de São Conrado. Para chegar ao Morro Dois Irmãos, é necessário ir até a entrada do Vidigal e pegar um moto táxi ou van até o campo de futebol na Vila Olímpica do Vidigal. É importante destacar que essa trilha é bastante procurada, então é recomendável que você chegue cedo e evite dias chuvosos para ter uma experiência mais agradável.

Vista chinesa

O famoso mirante da Vista Chinesa é uma construção imponente e histórica, foi construída entre 1902 e 1906 no Parque Nacional da Tijuca. É uma homenagem aos imigrantes chineses que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil, no começo do século XIX. É um importante ponto turístico da cidade, na região do Horto, de onde se tem uma deslumbrante vista da zona sul da cidade e da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Para chegar à Vista Chinesa, há várias opções de acesso dependendo da sua localização. Se você está acessando a partir da Tijuca ou da Barra da Tijuca, deve subir até o Alto da Boa Vista e lá pegar a Estrada Dona Castorina, seguindo em direção ao Horto. Já os visitantes da zona sul devem seguir pela rua Pacheco Leão, no Jardim Botânico, até acessar o Parque Nacional da Tijuca, e caminhar em direção à Vista Chinesa. O percurso não é muito fácil, mas vale o esforço!

Curtiu? Compartilhe!

Fale conosco!