Como escolher um hostel

Fique atento ao que avaliar antes de escolher um hostel para não cair em uma roubada

O hostel é uma experiência incrível para quem está viajando, seja com amigos ou sozinho. Isto porque é um ambiente de troca culturais e de vida. Ao contrário do hotel, no hostel predomina a informalidade e convivência constante, que aproxima as pessoas, tanto os hóspedes quanto os funcionários.

Esse é um dos motivos que levam cada vez mais viajantes a se hospedarem em hostel, além dos valores atrativos que, muitas vezes, tornam possível realizar uma viagem em que o orçamento está apertado.

Assim, a oferta de hostels vem crescendo e a tarefa de escolha fica mais difícil também.

Por isso, sabendo desse desejo crescente em se hospedar em hostels, aqui vai algumas dicas para você analisar e encontrar o melhor hostel para o seu perfil, bolso e expectativas. Prepare-se, nós vamos explicar como definir o melhor custo benefício de um hostel!

Reviews

A melhor forma de saber se o hostel é bom, é conferir as avaliações de outros hóspedes. Você pode encontrá-las nas avaliações do Google. O Tripdvisor é outra plataforma que tem um sistema bem eficiente de reviews. Sites de reserva, tais como Airbnb, Booking e Hostelworld, também costumam coletar avaliações. Assim, muitos deixam a sua avaliação sobre o local que se hospedaram. Essa é a forma mais sincera de conhecer determinada acomodação, visto que as pessoas que passaram por lá vão descrever a sua própria experiência, recomendando ou não o hostel.

Desta forma, dedique um tempo para ler as avaliações das pessoas que já se hospedaram naquele local. E, também, analise o retorno do hostel em qualquer tipo de avaliação, positiva ou negativa. A maneira como se posicionam evidencia o nível de comprometimento.

Público

Há hostels com diferentes propostas, uns são voltados para festas, baladas e zueiras e atraem jovens que curtem bebidas, festas e música. Outros possuem a proposta de ser um hostel tranquilo, que respeita o horário do sono e, por essa razão atraem pessoas mais velhas ou que gostam de sossego (muitos estão focados em conhecer a cidade que estão visitando pela primeira vez).

Há ainda os que oferecem programas especiais para os nômades que trabalham home office, além de ter uma ótima estrutura para trabalhar no computador (boa internet e mesas em locais silenciosos). Esse hostel atrai o público que trabalha online e ama estar em diferentes cidades. Então os hóspedes ficam longo períodos, trabalham durante a semana e aproveitam a cidade nos horários de folga.

Localização

Não importa se você vai ficar em um hotel caro ou hostel baratinho, a região que você vai ficar vai influenciar na sua viagem.

Mas a verdade é que uma boa localização depende dos gostos e planos para a cidade de cada viajante. Pensando nisso, veja os itens que devem ser observados na hora de escolher um hostel:

  • O bairro possui transporte público próximo ou está perto das atrações turísticas?
  • Como é a vida noturna da região e arredores?
  • O hostel é perto da praia?
  • O bairro é seguro?

Dica: para quem gosta de agito, via de regra, em cidades médias e pequenas, a localização mais acertada é a região central. Contudo, estas tendem ser as regiões mais caras.

Áreas de convivência

As áreas comuns são as áreas mais legais de um hostel  – é um ambiente propício para conhecer novas pessoas e fazer amizade –. Então analise o espaço comunitário do hostel, se tem uma sala de TV, piscina, jardim, mesa de jogos, cozinha bem equipada, etc. Um albergue com uma boa área de convivência torna mais fácil conhecer gente nova e interagir, além de oferecer um bom entrenimento quando estamos cansados de turistar.

Bar

A maioria dos hostels tem um bar que serve de ponto de encontro e de socialização. Alguns são ótimos para fazer um esquenta pré balada e outros parecem verdadeiras baladas. Então veja qual faz mais o seu estilo. Porém, faça questão de incluir esse item na sua escolha de hostel, porque um bar faz a diferença para conhecer novas pessoas. Aliás, nessas trocas de ideias você pode receber ótimas dicas para a sua viagem.

Festa no Hostel Maresias do Leme
Festa no bar do Hostel Maresias do Leme

Pets

Há muitas pessoas que não tem com quem deixar o seu animalzinho de estimação ou gostariam de viajar na companhia dos seus bichinhos. Porém, ainda é difícil encontrar hospedagem pet friendly. Em vista disso, pesquise aqueles hostels que abrigam animais e, inclusive, possuem pets. Normalmente, são donos que amam os animais, contudo, pode ser que o pet que vive lá não seja sociável com outros bichos, por isso é sempre bom perguntar se pode levar o seu.

No Hostel Maresias do Leme, você vai conviver com animais dóceis e sedentos por carinho. Há a papagaia Esther, a gatinha Camilla e o caozinho anfitrião Mahalo. Gostaria de levar o seu bichinho? Ele é muito bem vindo, caso você hospede-se em quarto privativo.

Papagaio do Hostel Maresias do LemeFesta no Hostel Maresias do Leme
Esther, papagaio do Hostel Maresias do Leme

Camas

Nos quartos compartilhados, preste atenção se a beliche não é, na verdade, uma beliche tripla, pois estes constumam ser mais desconfortáveis. Por meio das avaliações, você poderá descobrir se os colchões são confortáveis e se a roupa de cama é boa e limpa. Verifique, também, se possuem luz e tomadas individuais ao lado da cama, pois além de não precisar se mover para carregar os seus eletrônicos, você não precisa se preocupar em compartilhar a tomada com outros hóspedes.

No Hostel Maresias do Leme, você encontra camas beliche com cortina, luminária, tomada e suporte para celular.

Armários

Também verifique se o hostel disponibiliza armários para guardar seus pertences. Normalmente, os próprios hóspedes levam seu cadeado para trancar os armários. Mas cada hospedagem possui uma estrutura diferente, por isso analise se possuem armários nos quartos, se cabem malas grandes e se é necessário ter seu próprio cadeado. Aliás, ter seu próprio cadeado é mais seguro, do que utilizar um armário com uma chave “rotativa”.

No Hostel Maresias do Leme, o todo hóspede dispõe de um grande baú para guardar seus pertences com segurança. Se você não tiver um cadeado, pode comprar um no local.

Limpeza

Todo hostel precisa de limpeza constante. Como há muitas áreas compartilhadas, é normal que em poucas horas uma área limpa fique bagunçada. Imagina, quantas pessoas saem do banho molhadas, no banheiro que você vai usar? Há hostels mais limpos e outros menos limpos, mas se você tem toc de limpeza, é melhor buscar uma hospedagem mais privativa.

No Hostel Maresias do Leme, há um responsável por limpeza para cada turno (madrugada, manhã, tarde e noite), a fim de revisar a limpeza constantemente.

Café da Manhã

Hostel que se preze precisa oferecer um bom café da manhã. Pergunte se é um hostel com café da manhã incluso ou se é vendido a parte. Além de te dar força e agilidade para iniciar os passeios do dia, um bom café é parte importante da experiência em um hostel.

No Hostel Maresias do Leme, servimos misto quente no pão francês, suco, achocolatado, café, bolo e frutas. De vez em quando, ainda rola um brownie!

Hostel com café da manhã
Café da manhã do Hostel Maresias do Leme

Preço

Compare o preço entro os hostels da região que você ficar e o que esses hostels oferecem. Muitos viajantes buscam por lugares que oferecem o menor preço a fim de economizar. Porém, o barato pode sair caro. Um hostel barato numa região insegura pode levar você a ser assaltado. Ou até mesmo dentro da hospedagem pode não ser seguro deixar seus pertences. Ainda a região pode ser muito distante das atrações turísticas, tornando oneroso se locomover, além de desperdiçar tempo. Ou seja, não foque no preço, mas na relação custo e benefício.

No Hostel Maresias do Leme, você encontra o a hospedagem com melhor custo benefício da região Copacabana/ Leme. E vai se encantar com uma atmosfera vibrante, de um ambiente montado para pessoas se conhecerem e fazerem novas amizades.

Autor: Lucas Dadalt

Autor:

Dadalt

Curtiu? Compartilhe!

Fale conosco!